(61)
3340-9030
(61)
3963 5739
(61)
99295-0376
Sua Conta
COMO FUNCIONA O AQUECEDOR SOLAR DE BANHO?

COMO FUNCIONA O AQUECEDOR SOLAR DE BANHO?


    Basicamente este sistema é composto por dois elementos – os coletores solares (as placas de captação) e o reservatório de água quente chamado de boiler. A água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação.
   O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.
   O equipamento contém um auxiliar elétrico chamado resistência, e quando o tempo fica muito nublado ou chuvoso por vários dias, ou quando a casa recebe visitas e o número de banhos fica acima do dimensionamento inicial, o sistema auxiliar - que pode ser elétrico ou a gás - entra em ação e é acionado apenas poucos dias por ano.