(61)
3340-9030
(61)
3963 5739
(61)
99295-0376
Sua Conta
DIFERENÇA ENTRE A SAUNA SECA E A VAPOR

DIFERENÇA ENTRE A SAUNA SECA E A VAPOR


    Fundamentalmente, as saunas se dividem em dois grupos: sauna seca e sauna a vapor. Cada opção tem seus prós e contras, e o custo varia em função do tamanho do aparelho de sauna, das dimensões do cômodo, dos complementos necessários para montar o espaço, materiais para revestimento, se haverá integração com a piscina, etc. Confira algumas particularidades:
1) sauna seca: originária da Finlândia, neste tipo de sauna não há vapor; o que gera o calor é o aquecimento de pedras (feito normalmente com aparelho elétrico ou lenha). A temperatura chega facilmente a 80ºC, podendo ir a extremos de 100ºC, sempre com baixa umidade do ar. O material de revestimento mais comum é a madeira, que deve estar preparada para suportar tamanha temperatura.
2) sauna a vapor: conhecida como banho turco, está marcada pela presença constante de água e por uma umidade do ar que quase atinge os 100%. Neste tipo, a temperatura dificilmente ultrapassa os níveis dos 60ºC na altura da cabeça, sendo que no solo varia entre 25 e 30ºC. O revestimento mais comum é a cerâmica, podendo haver também ambientes revestidos de pedras naturais.

    Não existe um modelo ideal para determinado tipo de imóvel, o fator decisivo sempre é o gosto do cliente. Entretanto, há uma tendência em se construir saunas secas em lugares com climas mais frios e optar-se por saunas a vapor em locais com climas mais quentes, fazendo jus à climatologia das origens de ambos os modelos: Finlândia e Turquia.

 

Heliossol Aquecimento Solar DF